SOBRE O MAPA |
A CET monitora o trânsito, avalia e controla os índices de congestionamento diariamente. Os técnicos de trânsito que realizam as atividades operacionais em viaturas ou posicionados no alto dos prédios, transmitem via computador de mão e celular, as informações sobre as lentidões e ocorrências nas vias à Central de Operações, onde os dados são processados, armazenados e apresentados na forma de mapas, gráficos e tabelas. O mapa do trânsito considera das principais vias com maior volume de veículos.
DIVISÃO DA CIDADE EM REGIÕES |
A cidade foi dividida em cinco regiões: Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul. Para cada uma delas são apresentados o índice e a porcentagem de lentidão comparados ao trânsito da cidade toda e a tendência do comportamento do trânsito. Alguns eixos do sistema viário, como as marginais Tietê e Pinheiros e a Avenida 23 de Maio, pertencem a duas ou mais regiões.
GRÁFICO DO ÍNDICE DE LENTIDÃO |
O gráfico de lentidão apresenta o índice de lentidão
do trânsito registrado a cada 30 minutos, de segunda à sexta, no
horário das 7h às 20h, bem como as linhas que indicam o limite
inferior e superior, obtidas através de cálculos estatísticos.
Esses cálculos são feitos levando-se em conta os dados históricos
de lentidão do mesmo dia da semana dos doze meses imediatamente anteriores
à data atual. São descartados os valores dos meses de janeiro,
fevereiro, julho e dezembro, feriados e emendas de feriados e valores cuja diferença
em relação ao valor médio ultrapassa 1,5 desvio padrão.
A linha do limite inferior e superior é resultado da aplicação
do cálculo de 1 desvio padrão das amostras selecionadas e representa
a faixa de valores considerados aceitáveis, quando não há
ocorrência que cause grande impacto ao trânsito.
TENDÊNCIA DO COMPORTAMENTO DO TRÂNSITO NA CIDADE E REGIÕES |
A tendência do comportamento do trânsito é fornecida para
a cidade como um todo e para as 5 regiões em que ela foi dividida. É
estabelecida com base no registro da lentidão a cada dez minutos. Por
exemplo: 16h, 16h10, 16h20, 16h30, 16h40, etc.
Compara-se a diferença entre o último registro e o índice
registrado 30 minutos antes. Por exemplo, em consulta realizada às 16h46,
a tendência será o resultado da comparação do último
índice registrado (16h40), com o valor obtido 30 minutos antes (16h10).
TENDÊNCIA DO COMPORTAMENTO DO TRÂNSITO NOS PRINCIPAIS EIXOS DA CIDADE |
A tendência do comportamento do trânsito é fornecida para
os principais eixos da cidade, de acordo com o sentido de circulação.
Nestes casos, a tendência é estabelecida com base no registro da
lentidão a cada 30 minutos. Por exemplo: 16h, 16h30, 17h, 17h30, 18h,
etc.
Para cada eixo e sentido de circulação, compara-se a diferença
entre o índice de lentidão no momento da consulta e o último
índice registrado no fechamento a cada 30 minutos. Se não houver
variação, a tendência é estável. Em caso de
variação, será apresentada a tendência correspondente,
baixa ou alta.
A tabela apresenta ainda, para cada corredor e sentido, o percentual de lentidão
em relação à lentidão total da cidade.
OCORRÊNCIAS NOTÁVEIS |
Relação de ocorrências destacadas pela Central de Operações que interfererem ou podem vir a alterar as condições de fluidez e segurança do trânsito da cidade.
VIAS QUE APRESENTAM LENTIDÃO |
Relação de vias e seus respectivos sentidos de circulação que contribuem para o índice de lentidão no momento da consulta, apresentada por trechos, em ordem alfabética ou decrescente de acordo com a extensão da lentidão.
DIRETO DA CENTRAL |
É um espaço destinado a informações fornecidas pela Central de Operações sobre ocorrências relevantes que merecem destaque.
CET - Companhia de Engenharia de Tráfego - São Paulo, SP, Brasil